Intolerância à lactose: o que é e como lidar com ela?

Os produtos sem lactose têm ficado cada dia mais famosos e popularizados, sendo uma grande parte do mercado saudável. Isso acontece por conta da grande procura por esse tipo de alimento, já que cada vez mais pessoas têm tido a condição de vida intolerante à lactose. Essa intolerância nada mais é que a incapacidade de digerir o açúcar do leite, o que resulta na deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção.
Vamos entender um pouco mais sobre isso? Então continue lendo!
O que causa essa intolerância?
Uma das causas mais comuns é a deficiência congênita da enzima, onde a criança nasce com um defeito genético que impossibilita a produção da enzima que decompõe o leite. Outra causa é a diminuição na produção da enzima em consequência de doenças intestinais, como também a diminuição da produção da enzima por conta do envelhecimento, que é menos comum em comparação com as demais causas.
Principais sintomas:
Os mais comuns e recorrentes nas pessoas com intolerância à lactose são as náuseas, dores abdominais, diarréia, gases e desconforto. A severidade e recorrência dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar, sendo também dentro do esperado que a pessoa tenha apenas um dos sintomas, por exemplo. Os sintomas também podem levar de alguns minutos até muitas horas para aparecer, mas não são sintomas perigosos, mas apenas desconfortáveis.
Como lidar com a intolerância à lactose?
A intolerância à lactose não é uma doença, portanto não há um tratamento para chegar a cura, mas é uma condição que deve e pode ser controlada com dietas e, se necessário, medicamentos. Alguns alimentos que essa pessoa não poderá comer é, por exemplo, leite de vaca, queijos, manteiga, requeijão e demais derivados de leite; como também preparações à base de leite (bolos, pudins, cremes, entre outros) e bolachas e biscoitos que possuem leite em sua composição. Por isso, essas pessoas devem procurar consumir produtos sem esses ingredientes, os produtos sem lactose. A Fique Bem tem uma seção inteira de produtos para pessoas intolerantes à lactose (clique aqui), ajudando essas pessoas a lidarem com a intolerância da melhor forma, sem deixar de viver a vida com sabor!
Alergia ou intolerância?
É importante estabelecer uma diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose. A alergia é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados. A mais comum é a alergia ao leite de vaca, que pode provocar alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório (tosse e bronquite, por exemplo). Ou seja, a alergia requer outro tipo de tratamento, que deve ser sempre prescrito por um médico especializado.
Esperamos que este texto tenha te ajudado a entender melhor como funciona a intolerância à lactose e que, hoje em dia, as pessoas que têm essa condição tem uma vida normal! O mercado saudável é tão grande que essas pessoas não precisam parar de comer nada, apenas comer coisas mais saudáveis e adaptadas para o seu estilo de vida.
Até a próxima!